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Blog da Insoft4

Ponto eletrônico no celular

14/4/22

Tecnologias mobile estão dominando o mercado, por sua facilidade de uso e mobilidade, mas e como fica o Ponto Eletrônico no celular? Ainda existem dúvidas ficam em torno da legislação e segurança dessa modalidade, já que são infinitas possibilidades.
Qual a base legal para o Ponto Eletrônico no Celular?

As formas de registro por REP-A (alternativo) e REP-P (via programa), definidas pela portaria 671/2021 do MTP, permitem o ponto eletrônico no celular, porém existem diferenças entre as duas.

No registro via programa, o aplicativo tem a função apenas de marcação de ponto. Isso significa que o programa utilizado não deve ter outras funções.

Já pelas formas alternativas de registro, é possível que, além dos registros, o funcionário tenha funções extras relacionadas, para isso é necessário apenas uma convenção ou acordo coletivo que permita.

Saiba mais sobre a legislação atual para formas registro de registro de ponto aqui!

Como funciona as marcações de ponto por aplicativo?

A marcação pelo celular pode ser feita através de QR Code, Identificação facial ou apenas ao acionar um botão. São coletados os dados do colaborador, a data e hora da marcação, além da geolocalização.

Toda informação do registro fica armazenada no telefone e depois deve ser sincronizada e enviada para o programa de tratamento.

Lembrando que a geolocalização só pode ser utilizada com finalidade informativa, não é permitido bloquear o ponto do colaborador.

Os registros devem ser feitos mediante login, ou identificação, do funcionário e deve ocorrer mesmo sem internet. O aplicativo também armazena as marcações no Arquivo Fonte de Dados.

Quando a empresa utiliza o ponto eletrônico no celular pelo REP-P, o aplicativo também emite o comprovante de registro com assinatura digital.

Quais são as funções extras no Ponto Eletrônico pelo Celular?

Quando a empresa tem convenção ou acordo coletivo que permite o REP-A, as opções do ponto eletrônico no celular são bem mais amplas. Em um só aplicativo, além do registro, podemos ter:

Espelho de ponto

O funcionário precisa ter acesso ao espelho de ponto no fechamento de um período, isso pode ser pelo aplicativo. Assim, o funcionário terá acesso a todo o seu histórico no mês, além de poder consultar os meses anteriores.

O colaborar ainda pode assinar o espelho de ponto pelo celular, atestando que está de acordo com o que vai para a folha de pagamento.

Justificativas

Ao decorrer do mês o funcionário pode se atrasar, esquecer de marcar o ponto, ter saídas médicas, etc. Tudo isso gera a necessidade de justificar o ponto, o que muitas vezes é feito de forma manual pelo RH, mas pode ser feito pelo próprio colaborador.

Pelo celular o colaborador pode adicionar sua justificativa, informando o que aconteceu e até anexando imagens, de comprovantes médicos por exemplo.

Além disso, em caso de esquecimento é possível adicionar a marcação, dizer o local em que estava trabalhando e aguardar a aprovação do gestor, o que também pode ser feito por aplicativo.

Acompanhamento de horas extras

Com essa função, o funcionário terá sempre o seu saldo de horas extras disponível para consulta. Desta forma, ele sempre saberá se precisa pagar horas extras, se tem saldo, se existem horas acumuladas que estão vencendo, etc.

Quais as vantagens do aplicativo de ponto?

O Ponto Eletrônico no celular garante mais facilidade e flexibilidade para o funcionário e para a empresa.

Para o funcionário:

Ao marcar o ponto por aplicativo, o funcionário pode realizar os registros de qualquer local, seja trabalhando presencial, home office, remoto, em visitas, etc.

É muito mais prático fazer as marcações pelo celular, ao invés de precisar ir até o relógio ponto. Além disso, o colaborador pode ter todas as informações do seu período de ponto a qualquer momento.

Para a empresa:

O trabalho do setor responsável pela gestão de frequência fica muito mais simples com o ponto eletrônico no celular. Isso porque os esquecimentos de ponto são reduzidos, já que é mais fácil para o funcionário marcar o ponto.

Também reduzem os tratamentos necessários, já que o próprio colaborador pode realizar suas justificativas.

Por fim, o Ponto Eletrônico no Celular funciona?

Sim!

Aplicativos de ponto já são utilizados por diversas empresas, estão previstos na lei e garantem muitas vantagens.
Um exemplo disso é o Ponto Soft Mobile, você pode testar de forma gratuita. Aproveite!

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