O checklist de segurança do trabalho é uma forma de facilitar o processo de conferência dos requisitos. Quando falamos em saúde e segurança do trabalho estamos falando de processos que exigem o máximo de atenção e cuidado, pois lida diretamente com a vida dos funcionários.
A proteção da vida dos funcionários possui uma série de obrigações legais e boas práticas, para prevenir acidentes e doenças ocupacionais. O checklist de segurança do trabalho é uma forma de garantir que tudo está sendo devidamente feito, nesse artigo vamos explicar mais sobre o assunto e ressaltar 4 tópicos que não podem faltar.
Segurança do trabalho é toda a atividade e procedimento feito para proteger a integridade e saúde dos colaboradores, seja física ou mental. Essas práticas são definidas por obrigações legais, mas também políticas internas da empresa.
Independentemente do tipo de serviço executado na empresa, existem regras para a proteção do trabalhador. Na legislação, existem as normas regulamentadoras, que ditam as regras de segurança, sejam gerais ou específicas por função.
Alguns exemplos de NRs são:
Em um processo de segurança do trabalho a empresa precisa fazer uma avaliação de riscos dos seus serviços, criar o PGR e com base nisso o GRO (Gerenciamento de Riscos Operacionais). Após isso são realizadas as ações de medicina do trabalho, com o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e ASOs (Atestado de Saúde Ocupacional). Tudo isso junto do possível uso de EPIs e demais requisitos de segurança específicos de determinadas tarefas.
O checklist de segurança do trabalho é um documento que contém todos os passos necessários para implementação da proteção aos colaboradores dentro da empresa. Com base nos riscos avaliados para cada atividade é feito um checklist, que contempla todas as ações a serem tomadas.
Uma estratégia de segurança do trabalho pode contar com múltiplas checklists, por exemplo:
Checklist para o trabalho em campo: Com foco em EPIs, EPCs, espaços de descanso, ergonomia e demais questões aplicáveis para cada espaço.
Checklist de documentação: Garantir que cada colaborador tem todos os certificados necessários para executar o trabalho que está sendo feito.
Checklist de treinamentos: Para determinar treinamentos obrigatórios para cada colaborador.
O checklist de segurança do trabalho precisa ser feito para certificar que todas as ações estão sendo tomadas para a proteção do trabalhador. Esse é um meio para obter um panorama completo das ações de segurança, de forma organizada e assertiva.
Agora que entendemos o que é uma checklist de segurança do trabalho e suas vantagens, confira alguns tópicos que não podem ficar de fora dessa estratégia:
Confira 4 passos para elaborar uma checklist de segurança do trabalho:
Um passo extra é definir a periodicidade da checklist, em trabalhos de campo ela podem ocorrer com mais frequência, mas sem padronização de dias, para pegar na prática como está funcionando.
Checklist da documentação de terceiros
Para as documentações de terceiros, a Insoft4 fornece uma solução que atua como um checklist, mas vai além, para garantir a segurança da contratação. O GT Soft é a melhor forma de manter toda a documentação obrigatória dos terceirizados em dia, organizada e de acesso simplificado.
Também contamos com serviço de avaliação documental, para agilizar e facilitar as demandas das equipes internas de segurança do trabalho.