Afastamento do trabalho é a ausência do trabalhador em seu local de trabalho, por um motivo justificável. Esses afastamentos são, geralmente, por razões de saúde, relacionados ou não ao trabalho.
De qualquer forma, o afastamento do trabalho acaba afetando na produtividade da empresa e na qualidade do ambiente corporativo. Por isso, a importância de trabalhar para reduzir os afastamentos.
Nesse artigo vamos falar mais sobre o que são os afastamentos de trabalho, seus motivos e como evitá-los, confira!
O afastamento do trabalho é uma ausência total do funcionário de suas funções do trabalho, por um determinado número de dias. Nesses casos, a falta é justificada por algum motivo previsto na lei, como luto, casamento, acompanhar familiares em médicos e, principalmente, saúde.
Nos casos de afastamento do trabalho, o salário do funcionário não é comprometido.
O caso de afastamento de trabalho mais comum, e o mais crítico, é por saúde, agravado caso seja por uma doença ou acidente laboral. São esses os principais casos em que a empresa pode atuar de forma preventiva.
Existem uma série de motivos para afastamentos do trabalho previstos na CLT, são eles:
Existem motivos de afastamento que são justificados, mas sem quantidade de dias específica:
Todos os motivos para afastamento estão previstos no artigo 473 da CLT.
Esses motivos previstos na legislação são utilizados como justificativas para as faltas. Nos casos de afastamento por saúde do colaborador os prazos mudam.
O tempo de afastamento de um trabalhador por motivo de saúde pode ser de até 15 dias, assim os pagamentos seguem feitos pela empresa. Caso ultrapasse os 15 dias o funcionário passa para o INSS, que realiza seus pagamentos.
O afastamento do trabalho por saúde mental também é previsto por lei, inclusive como doença ocupacional. Pela atualização da NR-01, agora todos os riscos para a saúde mental dos funcionários precisam ser catalogados assim como os de acidentes físicos.
Os períodos de afastamento funcionam como acima, até 15 dias pela empresa.
Para reduzir os afastamentos do trabalho a empresa pode tomar ações voltadas ao cuidado da saúde do trabalhador, tanto física como mental. Nesse caso, o trabalho da empresa vai além das obrigações legais.
Saúde e segurança do trabalho – A primeira ação para evitar os afastamentos de trabalho é a atenção para as áreas e ações de saúde e segurança, inclusive as obrigações das Normas Regulamentadoras. Cada empresa precisa avaliar os serviços realizados e entender as regras para cada atividade, além das gerais como análise de riscos e exames periódicos.
Incentivar o cuidado com a saúde - Aqui já começam as ações que empresas podem realizar para evoluir o cuidado com o trabalhador. A empresa pode ter projetos e dinâmicas para incentivar alimentação saudável e exercícios, inclusive com benefícios ocupacionais e descontos em academias, por exemplo. Além disso, incentivar a realização de exames e acompanhamento médico proativo, isso inclusive com benefícios de plano de saúde.
Incentivar a saúde mental – Da mesma forma, é importante estabelecer ações e projetos de cuidado com a saúde mental. Seja com momentos de descanso e alívio de estresse, mas também o incentivo a terapias, por exemplo.
Bem-estar organizacional – O bem-estar organizacional apoia a saúde dos funcionários para evitar os afastamentos. Aqui são ações para evitar e mitigar riscos de estresse, esforços repetitivos e demais práticas que podem causar problemas de saúde.
A empresa precisa controlar os afastamentos de trabalho, tanto para realizar os pagamentos corretos, como também para manter métricas e estipular planos de ação. Por isso a importância de um bom controle de ponto.
Com o Ponto Soft e o Ecossistema Insoft4 é possível ter total controle dos períodos de afastamento, inclusive com envio de documentos de justificativas (como laudos médicos) por aplicativo e o bloqueio do acesso de funcionários em afastamento.