área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Como calcular o absenteísmo e transformar dados em ações estratégicas

Calcular absenteísmo é entender o número de faltas e atrasos dos funcionários em uma empresa, dado que é estratégico. Esse número pode indicar um ambiente de trabalho de qualidade ou a necessidade de mudanças.

Para conhecer de fato como está o seu ambiente corporativo é essencial calcular absenteísmo e ter dados em tempo real. Tudo isso embasa planos de ação assertivos, que trazem maior produtividade nas empresas.

Nesse artigo vamos estabelecer o que é o absenteísmo e como calcular, confira!

O que é absenteísmo?

O absenteísmo é a ausência do colaborador, por falta ou atraso, justificada ou não. Ou seja, o absenteísmo pode ser por razões de saúde ou por vontade do funcionário, independentemente do motivo, esse número precisa ser estudado.

A importância de calcular o absenteísmo

Calcular absenteísmo é o ponto de partida para combatê-lo, existem múltiplas vantagens nesse trabalho, tais como:

RH mais estratégico: O absenteísmo é um dado extremamente estratégico para a tomada de decisões e ações do RH. Quando mais munido de dados e informações assertivas o setor de Recursos Humanos está, melhor será seu trabalho e sua influência na gestão.

Conhecer a equipe: O cálculo do absenteísmo também permite conhecer melhor a equipe interna, pois é o início de todo um trabalho de melhora da assiduidade. Uma das ações é justamente entender o motivo das faltas e atrasos, diferencial o que é justificado do que não é, ver a fundo as motivações dos funcionários.

Segurança do trabalho: O trabalho de segurança do trabalho também tem muito a ganhar com os dados de absenteísmo. Esse estudo na empresa pode levantar questões sobre a segurança psicológica e saúde mental dos funcionários, pauta que já é obrigação pela Norma regulamentadora 1, além de ter uma métrica das faltas por saúde.

Melhoria da produtividade: Todas essas vantagens reunidas causam um benefício mais: a produtividade da empresa. Entende o absenteísmo permite reduzi-lo, as ações acima ainda garantem maior cuidado com os funcionários e a criação de um ambiente corporativo melhor, tudo isso resulta em produtividade.

Como calcular absenteísmo

Para calcular absenteísmo é possível utilizar uma fórmula simples para encontrar essa taxa:

1º Ter o número total de faltas, disponível no Ponto Soft

2º Encontrar o total de dias trabalhados no período: Quantidade de funcionários X dias uteis

3º Calcular a taxa de absenteísmo: Número total de faltas / Dias trabalhados no período X 100

Vamos fazer um exemplo:

Uma empresa de 25 funcionários teve 90 faltas dentro de um mês com 22 dias úteis

Número total de faltas: 90

Total de dias trabalhados: 25 X 22 = 550

Taxa de absenteísmo = 90 / 550 X 100 = 16,36

Nesse exemplo a taxa de absenteísmo é de 16,36%

Qual a taxa de absenteísmo aceitável?

Não existe um consenso sobre uma taxa de absenteísmo aceitável dentro das empresas, em geral, se considera que o número ideal é menor que 5%. Esse número também vai variar conforme o tipo de serviço da empresa e seu contexto.
O importante é estabelecer um histórico da taxa de absenteísmo, com dados retroativos, para entender qual o padrão. Com esses dados a empresa toma decisão se precisa melhorar ou se pode colocar um limite para esse número que delimita a hora de tomar ações.

O mais importante é realizar um acompanhamento mensal da taxa de absenteísmo.

Dados de absenteísmo em tempo real

Os dados de absenteísmo também são importantes no dia a dia das empresas, não só a taxa, mas também quais os funcionários. Por isso a importância de ter a informação em tempo real dos funcionários presentes e ausentes.

No Ponto Soft essa informação é dada em tempo real pelo sistema, inclusive cruzando com dados de acesso. Além disso, o sistema fornece todos os dados para o cálculo de absenteísmo, inclusive permitindo a integração com sistemas de Power BI.

Como reduzir o absenteísmo?

Para reduzir o absenteísmo a empresa pode tomar ações como:

Acompanhamento do RH: O setor de recursos humanos pode identificar os funcionários com maior número de faltas, o que é possível pelo Ponto Soft, para realizar um acompanhamento individual. Nesse acompanhamento pode ser compreendido melhor os motivos das faltas e meios para evitá-las.

Prêmio assiduidade: O prêmio assiduidade é comum dentro de muitas empresas, em que algum benefício só é concedido caso o funcionário não tenha faltas no mês.  

Transporte: O transporte e o caminho até a empresa podem impactar na assiduidade dos funcionários, principalmente em relação aos atrasos. Por isso é importante compreender como isso ocorre e até estudar alternativas, como um transporte coletivo fretado.

Diferença entre absenteísmo e turnover

Absenteísmo e turnover são termos importantes da gestão de pessoas, que não devem ser confundidos. O absenteísmo representa as faltas dos funcionários, já o turnover são as demissões.

Para ter dados sobre absenteísmo dos funcionários, utilize o Ponto Soft!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft