Ter que demitir um funcionário nunca é tarefa fácil. Porém, às vezes a postura do profissional e sua forma de trabalhar não estão dentro dos padrões que a empresa precisa para crescer. Por isso, muitas vezes o gestor precisa desligá-los de suas funções. Se você tem dúvidas sobre qual o momento certo de demitir um funcionário que está causando problemas, confira agora algumas dicas para auxiliar nesse momento tão delicado.
Algumas empresas possuem normas internas e filosofias de trabalho mais rígidas, que fazem com que algumas pessoas tenham que se adaptar a essa nova rotina, que pode fugir totalmente àquilo que ela estava acostumada. Essa mudança de filosofia pode levar algum tempo. Porém, em muitos casos, é visível a falta de alinhamento do funcionário com a cultura interna, e neste caso não há competência profissional que justifique a manutenção de um funcionário que não segue essas regras. Manter um funcionário desalinhado com a cultura interna pode gerar questionamentos dos demais, além de permitir que a pessoa em questão dite as regras da sua conduta, algo que pode ser extremamente prejudicial.
Produtividade é, sem dúvida, um dos grandes fatores ligados às demissões. Esse tema requer cuidados, pois nem sempre o problema é do funcionário, mas sim dos gestores e da elaboração dos processos. Caso esteja claro que o funcionário está trabalhando menos do que é esperado, o ideal é transmitir essa percepção e dar uma chance para que melhore; feito isso, caso o feedback não surta efeito, torna-se pertinente o desligamento do colaborador.
Em muitos casos, a falta de trato com os demais pode fazer com que um colaborador fique com a pecha de desagradável. Para evitar esse tipo de imagem, o funcionário deve se esforçar para manter um bom relacionamento, porém, caso não haja esse esforço, o ambiente pode ficar horrível. Com a atmosfera carregada, começam a se desdobrar problemas de comunicação e produtividade. Nesses casos a melhor solução é demitir o profissional que está atrapalhando a harmonia e o desempenho da equipe.
Durante a sua atuação, as empresas mudam diversas coisas em sua estrutura, desde uma mudança estrutural até uma modernização de todos os processos. Alguns funcionários podem reagir mal às mudanças e isso pode ser um problema. Caso algum funcionário não se atualize, o gestor deve tentar alertá-lo da necessidade de se adequar à nova realidade. Se, mesmo assim, não houver mudanças, infelizmente está na hora de contratar alguém mais preparado para as novas exigências.