Os critérios de ESG para gestão, desenvolvimento e iniciativas de empresas é um tópico cada vez mais relevante. Atualmente, consumidores e investidores têm levado em consideração as ações da empresa em prol da sustentabilidade e compliance na hora de fechar negócios, realizar compras ou realizar aportes financeiros.
Isso já é uma realidade para empresas de pequeno, médio e grande porte e garante diversos benefícios, além do fechamento de vendas e investimentos. Organizações que seguem princípios de ESG já visualizam melhorias na imagem da empresa, proteção contra fraudes e gerenciamento de riscos.
Por isso, desenvolvemos esse artigo para ajudar você a entender o que é ESG e ao final uma dica que pode auxiliar sua empresa a estar em conformidade com um desses critérios.
Mas afinal, o que é ESG?
ESG é uma sigla, que em inglês significa environmental, social and governance, no português isso significa práticas ambientais, sociais e de governança.
São ações aplicadas em empresas que visam a sustentabilidade ambiental, social e de governança, ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Cada letra da sigla representa um de seus pilares, que são:
E – A primeira letra da sigla é referente aos assuntos de proteção ambiental da empresa, nessa questão temos redução de emissão de gases do efeito estufa, eficiência de energia, gestão de resíduos, etc.
Além disso, é necessária toda uma cultura voltada a sustentabilidade, engajando os funcionários em ações dentro e fora da empresa.
S – A questão social também deve virar uma preocupação necessária nas organizações. Toda empresa faz parte de uma comunidade e deve estar atenta às suas questões e ter contribuições para seu bem-estar.
Aqui também consideramos a garantia de boas condições de trabalho dentro da empresa, clientes e fornecedores.
G – A sigla termina com governança corporativa, ou seja, as práticas de gestão aplicadas empresa. Para a adequação são necessárias ações de controle contra fraudes, riscos, maior transparência e responsabilidade. Tudo isso também está muito ligado a compliance trabalhista e adequação legal.
Dica de adequação ao ESG
A adequação legal da empresa, combate a fraudes no controle de ponto e manter os terceiros regularizados são práticas obrigatórias pelos princípios de ESG e possível de controlar pelas soluções do Ecossistema Insoft4.
Com nossas soluções de ponto eletrônico, controle de acesso e gestão de terceiros você garante a manutenção de históricos de dados, controle de permissões e auditorias nos processos.