Os avanços tecnológicos aplicados a produção e modelo de negócio trouxeram uma nova revolução industrial: A indústria 4.0. Os softwares de gestão de pessoas ocupam um lugar de destaque em meio a toda essa mudança.
Confira nesse artigo como os softwares de gestão estão impactando o gerenciamento de colaboradores!
Industria 4.0
A indústria 4.0 é como chamamos a atual revolução industrial, que englobou na produção tecnologias de automação, internet das coisas, inteligência artificial e nuvem. Tudo isso garantiu um aumento na produtividade das empresas e melhoria dos processos.
Entretanto, não é só na produção que podemos ver os impactos da indústria 4.0, a gestão de colaboradores também se adaptou e agora vê as vantagens do uso da tecnologia. Análise de dados de produtividade, automação de burocracias e acesso à informação são questões que estão fazendo a diferença para equipes de RH e diretorias.
Como os softwares melhoram a gestão de colaboradores:
As mudanças que os softwares trazem para a gestão de pessoas são principalmente em relação ao bem-estar no trabalho, agilidade nos processos burocráticos e até segurança.
Com o uso de tecnologia o próprio funcionário consegue ter mais acessos à suas informações, como espelho de ponto e saldo do banco de horas, por exemplo. Isso aumenta a confiança na empresa.
Além disso, burocracias como entrega de documentos dos terceirizados e cálculo de ponto podem ser agilizadas e resolvidas de formas muito mais simples. A segurança dos funcionários e da empresa também tem a ganhar com a automação do controle de acesso por exemplo.
O uso de softwares promove uma melhor relação funcionário-contratante, agiliza e integra o trabalho de diversas áreas, além de melhorar a segurança fiscal, trabalhista e física da empresa.
3 softwares que levam a Indústria 4.0 para sua empresa:
Agora que já sabemos como os softwares estão mudando para melhor o dia a dia das empresas, confira 3 sistemas ideais seus processos:
Controle de Ponto: A automação do controle de ponto com um software que está alinhado aos princípios da Indústria 4.0 garante maior segurança, agilidade e flexibilidade no processo. Isso ocorre ao garantir tecnologias mobile, extração de dados para análise e ferramentas antifraude.
Controle de Acesso: Muito além de apenas gerenciar equipamentos, o sistema de controle de acesso pode agilizar o controle de visitantes, cargas e até atestar o cumprimento de legislação trabalhista, LGPD e segurança do trabalho.
Gestão de terceiros: A gestão de terceiros é um desafio por toda a complexidade do controle de documentação, tanto da empresa prestadora quanto de seus funcionários. Isso é resolvido por meio de software, que de forma autônoma realiza solicitações e confere vigências.