A reunião one on one é uma conversa que acontece entre duas pessoas para tratar sobre algum tema que esteja demandando atenção de uma das partes, normalmente discutir projetos e trocar feedbacks. O termo one on one pode ser traduzido mais fielmente pela expressão cara a cara. Esse estilo individualizado de reunião utilizado por alguns gestores proporciona muitos ganhos na qualidade da comunicação com sua equipe.
O ideal para organizar esse tipo de reunião é estabelecer uma periodicidade: de 15 em 15 dias ou ao menos uma vez ao mês. Em segundo lugar, deve-se definir bem as pautas e focar principalmente no colaborador, para ajustá-lo às demandas e trabalhos da empresa. Outro aspecto importante é verificar de que forma a postura do gestor pode ser mais proveitoso em relação à atuação daquele funcionário em especial.
É essencial ficar atento à maneira como a conversa está sendo conduzida. Se o clima estiver tenso, com várias críticas gratuitas e pouco construtivas, é sinal de que algo está errado. É preciso, em uma reunião one on one, saber ouvir sugestões com humildade e dar orientações de forma polida, havendo respeito mútuo entre ambas as partes.
Ao fim da reunião, em um momento mais breve, pode-se abordar o funcionamento da empresa a fim de verificar a perspectiva única daquele colaborador em relação aos trabalhos desenvolvidos de uma maneira geral. Com esse procedimento, o gestor consegue olhares variados sobre os processos que estão sendo desenvolvidos e estabelece uma relação mais próxima com seus colaboradores.