O cargo de coordenador de RH é uma peça-chave dentro das empresas, pois impacta diretamente os funcionários e o dia a dia de trabalho. Por isso, fizemos esse artigo para esclarecer alguns pontos dessa função tão relevante.
O coordenador de RH tem relação direta com a diretoria e gestão da empresa, para alinhar ações e projetos. Confira algumas das responsabilidades deste cargo:
Recrutamento e seleção: Todo o processo de aquisição de talentos, da abertura de novas vagas até a admissão.
Onboarding: Após a contratação o coordenador também realiza a gestão da chegada desse colaborador, apresentação da empresa, dos colegas, das políticas e treinamentos.
Política de cargos e salários: A política de cargos e salários é uma responsabilidade da equipe de RH alinhada com a gestão e diretoria. Aqui são alinhadas as necessidades da empresa, padrões de mercado, etc.
Treinamentos e capacitação de funcionários: O setor de RH acompanha os treinamentos e capacitações da empresa, principalmente relacionados a política e cultura da empresa.
Acompanhamento de desempenho: Acompanhar e incentivar o desempenho dos colaboradores é uma das principais tarefas do coordenador de RH.
Coordenador de RH e controle de ponto
O controle de ponto, por padrão, é uma tarefa mais direcionada para a área de departamento pessoal, entretanto, se relaciona com o RH. Em empresas menores é comum que o coordenador de recursos humanos atue em algumas funções de DP, entre elas o controle de ponto. Mesmo em empresas com as áreas de DP e RH bem definidas, é importante lembrar que existem dados de frequência dos funcionários que podem ser muito relevantes para avaliar questões de desempenho.
Atrasos e faltas consecutivos podem causar problemas de desempenho e afetar equipes, com esses dados em tempo real o RH pode agir de forma ativa. Além disso, excesso de horas extras também podem indicar questões como a necessidade de novas contratações ou organização do tempo de trabalho.
Coordenador de RH e gestão de terceiros
A gestão de terceiros também é um assunto um pouco fora das atribuições de um coordenador de RH, mas ainda assim se relaciona em certo nível. Além da contratação de um serviço e a validação da licitude da empresa, a integração dos funcionários é uma parte importante da gestão de terceiros, ninguém mais qualificado para isso que o RH.
As regras e políticas da empresa contratante deve ser repassada aos funcionários terceirizados, além da interação com o ambiente de trabalho, tudo isso pode ser um diferencial na qualidade do serviço prestado.
Tecnologia para auxiliar a função de Coordenador de RH
Cada vez mais, a gestão de empresas utiliza da tecnologia para facilitar seu trabalho, agilizar processos e tomar decisões, no RH não é diferente. Automatizar processos com softwares que, além de suprir as necessidades e dar precisão aos dados, forneçam as informações estratégicas de forma personalizada para a tomada de decisões.
A tecnologia também auxilia a integrar diferentes equipes e processos. Para o controle de ponto e gestão de terceiros, conheça as soluções do Ecossistema Insoft4, fale com nossa equipe!
Confira vagas de RH na Jooble