Tecnologia na segurança do trabalho é uma necessidade para manter processos confiáveis e eficazes, tudo para proteção dos funcionários. Existem uma série de inovações tecnológicas para facilitar e automatizar o trabalho em SST, especialmente na prevenção de acidentes.
Nesse artigo vamos falar sobre a tecnologia na segurança do trabalho e como isso impacta na proteção dos funcionários, confira!
Segurança do trabalho são ações para garantir a saúde e proteção dos trabalhadores em uma empresa. Além disso, é uma obrigação legal da empresa, o artigo 157 da CLT estabelece isso:
Art . 157 - Cabe às empresas:
I - cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho;
II - instruir os empregados, através de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais;
III - adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente;
IV - facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.
Sendo assim, a segurança do trabalho é o setor responsável pelas normas de proteção dentro da empresa, que envolve a mensuração de riscos, organização de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e cumprimento das Normas Regulamentadoras (NRs).
A segurança do trabalho permeia todos os tipos de serviço, desde aqueles com menos riscos até os mais perigosos, também existem os assuntos ligados a ergonomia, deslocamentos, iluminação e bem-estar do trabalhados. Todo esse trabalho é primordial para o funcionamento de uma empresa e proteção de seus funcionários.
Como vimos, a segurança do trabalho é um trabalho primordial, que permeia diversos assuntos e ações. A tecnologia vem como um apoio para esse setor, para manter maior assertividade nas ações e o principal: a proteção dos trabalhadores.
Existem múltiplas formas de utilizar a tecnologia aplicada na segurança do trabalho:
Maior controle: Ter controle dos espaços, dos tipos de trabalho e das atividades realizadas é extremamente necessário para o trabalho de um responsável de SST, a tecnologia tem um papel fundamental nessa ação. Seja por relatórios, dados em tempo real, controle de acesso e feedbacks, é possível utilizar a tecnologia para ter uma noção 360º do que acontece dentro da empresa.
Dados: Os dados gerados pelo controle da segurança do trabalho podem ser utilizados de múltiplas formas, existem plataformas de analytics que geram gráficos, relatórios e insights, para transformar os dados em informações.
Ações preventivas: Com base nas informações a partir de dados é possível estabelecer ações preventivas com maior eficácia, identificando os reais gaps de segurança e os corrigindo antes que algum acidente ocorra.
Gestão do EPI: A gestão de entrega, validade e descarte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) ou Coletivo (EPC) é facilitada pela tecnologia.
O Ecossistema Insoft4 é um exemplo de tecnologia para a segurança do trabalho, dentre suas funcionalidades de ponto eletrônico, controle de acesso e gestão de terceiros existem uma série de vantagens para a proteção dos funcionários. Alguns exemplos são:
Controle de Acesso: O controle de acesso permite limitar a entrada e circulação em áreas perigosas e insalubres, permitindo apenas a passagens de quem é autorizado, possui os EPIs e treinamentos necessários para estar naquele local.
Gestão de documentos: A gestão de documentos de terceirizados permite ter a informação de segurança e treinamentos dos funcionários prestadores de serviço que acessam a empresa, inclusive ter a certeza de que eles têm os pré-requisitos necessários para as atividades realizadas.
A tecnologia na segurança do trabalho garante muitas vantagens para o setor, tais como:
Análise preditiva: Analisar a segurança dos espaços e atividades de forma preditiva, ou seja, sem que tenha ocorrido um acidente.
Eficácia nos treinamentos: Criar treinamentos e momentos de segurança mais eficazes e assertivos.
Monitoramento em tempo real: Ter informações em tempo real, principalmente dos acessos em áreas perigosas.
Evitar acidentes: Finalizando com a principal vantagem: a proteção da vida dos trabalhadores, evitar os acidentes e possíveis problemas relacionados a saúde.
Quer conhecer soluções tecnológicas para segurança do trabalho? Conheça a Insoft4!