A validação de documentos é uma parte extremamente importante da gestão de terceiros. Essa é uma forma efetiva que confirmar que todas as empresas e funcionários estão em conformidade com a legislação trabalhista, contribuições fiscais e requisitos de segurança.
Atestados de segurança e aptidão: Os treinamentos de segurança e a aptidão física dos funcionários terceiros devem ser preocupações da empresa contratante, principalmente para evitar acidentes de trabalho e reclamatórias trabalhistas. Para isso, existem documentos comprovatórios que podem ser entregues, como o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) e outros comprovantes.
Comprovante de regularidade trabalhista: A compliance trabalhista é outra preocupação necessária para empresas, isso principalmente porque a tomadora de serviços pode precisar responder com responsabilidade subsidiária no caso de passivos trabalhistas. Por isso existem diversas certidões que podem comprovar a regularidade trabalhista de uma prestadora de serviços, como comprovante do FGTS, certidão negativa da justiça do trabalho, certidão de trabalho de menores, etc.
Certidões negativas de débitos com o estado: Além da regularidade trabalhista, a regularidade fiscal também é algo que deve ser considerado ao manter contrato com uma empresa prestadora de serviço. Isso pode ser facilmente verificado ao solicitar certidões negativas de tributos municipais, estaduais e federais.
Para fazer um controle completo e efetivo dos documentos de prestadores de serviço, contrate um sistema de gestão de documentos de terceiros, como o GT Soft.
O GT Soft é um software para:
- Automatizar o recebimento e avaliação de documentos de terceiros;
- Fazer a gestão de vigências;
- Avisar sobre prestadores com documentação faltante ou vencida.
Converse com nossa equipe e saiba mais!