BPO e terceirização são ferramentas para maior produtividade e otimização de negócios. Com previsão legal e já ampla utilização nas empresas, os dois conceitos podem se misturar, nesse artigo falaremos sobre as diferenças de cada um.
A siga BPO vem de Business Process Outsourcing, traduzido fica Terceirização de processos de negócio. Pegando apenas a tradução, até poderíamos dizer que BPO é terceirização, entretanto, existem diferenças.
BPO diz respeito a prestação de serviços estratégicos, que acompanha todos os processos de determinado setor em uma empresa. Ou seja, não é apenas atribuir uma função para outra empresa, mas também a parte estratégica.
Exemplos de setores que utilizam BPO:
Já a terceirização é muito mais ligada a prestação direta de serviços com mão de obra especializada. São questões pontuais, não diretamente ligadas a estratégia de uma empresa. Em geral, a terceirização é utilizada para manter serviços que não são ligados ao produto final de uma empresa com uma mão de obra especialista, deixando o foco apenas na estratégia.
Serviços geralmente terceirizados:
Ambas as definições acima são como geralmente esses termos são utilizados, o mesmo não se aplica a legislação. Tanto BPO como a terceirização são considerados unicamente como terceirização, sendo a diferença se é atividade meio ou fim.
Terceirizar Atividade-Meio - Serviços não relacionados com o produto final da empresa, se encaixa mais como a definição de terceirização.
Terceirizar Atividade-Fim - Serviços estratégicos ligados ao produto final, mais relacionado com BPO.
Não há como encaixar totalmente o BPO e terceirização em atividade meio ou fim, é necessário analisar cada caso.
Tanto para BPO como para a terceirização em si são necessários processos para manter a conformidade jurídica da contratação. Isso é importante para:
Manter a imagem da empresa: Não se relacionar com empresas que possuem práticas que vão contra a legislação e os valores da contratante;
Evitar responsabilidade subsidiária: Não se envolver em processos trabalhistas dos funcionários terceirizados, por falta de condições da empresa terceira;
Manter a segurança jurídica: Estar preparado em caso de fiscalizações.
A gestão de terceiros é a avaliação de que todos os requisitos legais da relação de trabalho estão sendo cumpridos, para isso, você pode contar com o serviço de compliance documental da Insoft4!