O reconhecimento facial está cada vez mais presente no dia a dia de pessoas e empresas, com diversos benefícios e formas de utilizar. Mas é importante também entender como funciona a identificação facial para conhecer suas aplicações e escolher a melhor solução.
O reconhecimento facial é uma tecnologia para autenticação de pessoas, utilizando imagens da face. Está na categoria de identificação biométrica, utilizando os traços do rosto que são praticamente únicos por ser humano, assim como digitais, íris e voz.
O reconhecimento facial funciona pela leitura e comparação de imagens, isso pode ser feito por câmeras e sensores dos dispositivos, como smartphones, ou dispositivos específicos para isso, além do envio de fotos.
Existem duas formas de fazer a validação por reconhecimento facial:
1:1 – O usuário já se identificou e o reconhecimento facial serve como validação.
1:N – O usuário não está identificado e o equipamento deve reconhecer se aquela pessoa está cadastrada e possui liberação.
Em ambos os casos, podemos resumir o processo de reconhecimento facial em passos simples:
Detecção: Identifica que uma pessoa está querendo se validar, também verifica se é um rosto vivo e não uma imagem.
Levantamento de dados: Coleta dados da face do usuário, esses dados podem ser informações de formação óssea, distância entre nariz e boca, formato de olhos, entre outros.
Confirmação: Compara os dados do usuário com os da base, confirmando se é conhecido e está liberado.
O reconhecimento facial é utilizado em múltiplos lugares que dependam de liberação dos usuários, como aplicativos, acesso de empresas e eventos. Essa tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, como no desbloqueio de aparelhos smartphones e transações bancárias. A partir de agora, também vemos sua ampliação no controle de acesso e gestão empresarial.
Ponto Facial:
O Ponto Facial utiliza da tecnologia de reconhecimento facial para registro do ponto de funcionários, trazendo maior confiabilidade e segurança jurídica na gestão de frequência das empresas.
Reconhecimento facial para controle de acesso:
No controle de acesso, o reconhecimento facial é utilizado para liberação de portas, catracas, passagens e cancelas, dando maior segurança e praticidade. Um usuário pode se cadastrar em apenas um equipamento e seus dados serem compartilhados com todos os leitores de uma mesma empresa.
O reconhecimento facial é cada vez mais utilizado pois apresenta diversos benefícios:
Segurança: O alto nível de assertividade faz do reconhecimento facial ser uma das alternativas mais seguras do mercado. Ferramentas para combater fraudes de imagens e vídeos já são comuns nos dispositivos, que impossibilitam tentativas de burlar a validação.
Agilidade: Em menos de um segundo já é possível fazer o reconhecimento facial e liberação de um usuário.
Praticidade: O reconhecimento facial funciona de forma extremamente simples para o usuário, é só parar na frente de um leitor, sem a necessidade de utilizar crachás ou a digital que pode estar danificada.
Tecnologia sem contato: Utilizando o reconhecimento facial não é necessário encostar no equipamento para fazer a liberação, o que o torna mais seguro e higiênico.
Os dados de reconhecimento facial estão protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados de 2018, por isso, aplicativos, softwares e equipamentos que fazem a coleta ou tratamento de dados devem tomar os cuidados necessários. Entretanto, isso não se torna um diferencial ou dificultador da implantação dessa tecnologia, o cuidado com os dados biométricos é o mesmo aplicado em dados de documentos e contato por exemplo.
E para utilizar o reconhecimento facial no ponto e acesso, fale com a Insoft4!