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Compliance em compras: garantindo conformidade entre fornecedores e os princípios da empresa

25/10/23

Compliance em compras é uma série de práticas e processos para garantir que as ações executadas nesse setor sigam em conformidade com a legislação, políticas da empresa e boas práticas. O setor de compras acaba sendo um ponto de atenção no compliance, pois lida diretamente com aquisições de produtos e escolha de prestadores de serviços.

Desta forma, o compliance em compras diz respeito a ações contra corrupção e suborno, além de cuidados para o bom uso dos recursos da empresa e a escolha de fornecedores que estão alinhados com as políticas da companhia. Por isso tudo, as ações de compliance em compras devem estar bem alinhadas.

Todo esse trabalho de compliance em compras varia conforme empresa, entretanto, podemos definir algumas bases. Conheça algumas dicas para ações de compliance para o setor de compras:

Ações de compliance em compras:

Políticas para escolha de fornecedores: A primeira ação para compliance em compras é estipular os critérios para escolha de fornecedores. Isso vai desde as regras para tomadas de preço até investigação de reputação do fornecedor e validação se o mesmo cumpre com a legislação e outras políticas estipuladas (como critérios de ESG).

Normas e código de conduta para fornecedores: Após definir algumas regras para o setor de compras é importante também compartilhar os requisitos com os fornecedores, para que eles saibam o que devem ou não fazer. Esse código de conduta pode conter diversas regras sobre documentações que o fornecedor precisa enviar, procedimentos que deve cumprir, quais atitudes podem ser denunciadas e até normas para brindes e presentes.

Treinamentos: Após a estipulação das regras para compradores e fornecedores, é importante explicar todas as normas e suas motivações, por meio de vídeos, workshops e treinamentos.

Gestão de terceiros: Os terceiros são fornecedores da empresa que atuam de forma primordial no trabalho de uma empresa, por isso a atenção especial. Na parte de terceiros, é importante, além de o mais correto conforme a legislação, coletar e manter a documentação que mostra que a empresa e os funcionários estão em dia com a lei.

Para realizar a gestão dos terceiros, fale com a gente!

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