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Contratação de terceiros: quais os documentos necessários

27/5/24

A contratação de terceiros requer uma série de documentos, para manter a segurança e confiabilidade na relação de trabalho. Nesse artigo, vamos elencar alguns dos documentos essenciais para a contratação de equipes terceirizadas.

Contratação de terceiros:

O primeiro documento necessário para a terceirização é o contrato da prestação de serviço. A Lei nº 13.429/17 traz as regras de o que precisa constar nesse documento:

Art. 5º-B . O contrato de prestação de serviços conterá:

I - qualificação das partes;

II - especificação do serviço a ser prestado;

III - prazo para realização do serviço, quando for o caso;

IV - valor.

Esse contrato guia toda a relação entre a tomadora e a prestadora de serviços, por isso deve ser bem elaborado e específico. Uma boa prática é incluir no contrato os documentos necessários para a manutenção da relação e os prazos de vigência, prevendo inclusive o que deve acontecer caso falte documentação.

Entre os documentos necessários, é importante se atentar que possui tanto os relacionados a empresa como os referentes ao funcionário que estará nesse trabalho.

contratação de terceiros

Documentação da empresa terceira:

As documentações referentes a empresa que em geral são solicitadas na contratação de terceiros são:

Contrato Social: Documento que informa os responsáveis pela empresa terceirizada;

Certidões negativas: Certidões que comprovam que a empresa está em dia com a justiça federal, estadual e municipal.

Certificados: Documentos que comprovam que a empresa não possui pendências trabalhistas, criminais e fiscais.

Atestado INSS: Comprovando o recolhimento dos pagamentos dos funcionários;

Documentações Ambientais: No caso de determinados serviços, é importante verificar as questões ambientais da relação de prestação de serviços, com comprovantes e certificados necessários.

LGPD: É necessário avaliar dados que os terceiros possam ter acesso e prever seu tratamento e obrigações.

Documentações dos funcionários terceiros:

Além de documentações da empresa, também é importante recolher certificados dos funcionários:

Comprovante de folha de pagamento dos colaboradores: Confirmando que está tudo sendo pago em dia;

ASO (Atestado de Saúde Ocupacional): O atestado que confirma que o colaborador está apto a prestar o serviço;

NRs (Normas Regulamentadoras): Entender quais normas se aplicam no serviço terceirizado e se a empresa está em dia com tudo isso.

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A importância da documentação na contratação de terceiros:

A avaliação da documentação de terceiros permite maior segurança na contratação, a empresa contratante pode vir a se envolver em processos por conta a terceira, por isso a importância de evitar possíveis problemas.

Responsabilidade subsidiária: Na legislação, caso a empresa terceira venha a faltar com responsabilidades trabalhistas, a contratante pode receber a responsabilidade de arcar com esses custos.

Multas e processos: Processos trabalhistas, mesmo que a tomadora não seja responsabilizada, envolvem trabalho e custos que a empresa poderia ter evitado.

Danos à imagem: Já aconteceram casos em que a empresa contratante se envolve em polêmicas por conta de terceiros que não estavam em dia com a legislação, esses danos podem ser graves.

Segurança na contratação de terceiros

A Insoft4 fornece um serviço ideal para evitar riscos e ter o controle total dos documentos na contratação de terceiros. Nossa equipe de especialistas acompanha a solicitação da documentação, realiza a análise e mantém a recorrência da atualização dos documentos.  

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