O controle de acesso facial é a tecnologia da vez para mais segurança nas empresas e condomínios. Soluções inovadoras tomam espaço no mercado e cada vez mais demonstram suas vantagens. Nesse artigo vamos apresentar um panorama geral sobre as soluções de controle de acesso facial.
A segurança é uma prioridade quando falamos de empresas, condomínios, instituições de ensino e saúde, entretanto, isso não precisa significar processos burocráticos. A tecnologia avança para trazer maior inovação e facilidade no controle de acesso, o reconhecimento facial é exemplo disso.
O controle de acesso facial funciona pela integração entre os equipamentos de acesso, leitores de biometria facial e sistema de integração.
Os leitores de biometria facial fazem a leitura do rosto apresentado, para identificar se é um usuário cadastrado ou não, nesse momento são identificados:
Identificado o usuário, o leitor facial se comunica com o sistema, para verificar se pode ou não liberar o acesso no equipamento.
O controle de acesso facial pode ser utilizado em diversos cenários, tais como:
Isso é possível, pois os leitores de biometria facial se integram com os mais diversos tipos de equipamentos de acesso:
A migração para um controle de acesso facial exige uma série de cadastros, mas esse trabalho é mais simples que muitos imaginam.
Inicialmente, para empresas que já utilizam uma forma de registro de ponto por identificação facial é possível utilizar os mesmos cadastros, caso seja mantido um parque padronizado de leitores (o que é possível e simplificado com o Ecossistema Insoft4). Caso contrário, é necessário apenas um cadastro por funcionário, que leva poucos segundos, para se aproveitar dessa solução.
O controle de acesso facial garante diversas vantagens, confira:
Método mais seguro: O reconhecimento facial é o método mais seguro e assertivo para autenticação de usuários, já que evita as fraudes que são possíveis pelo uso de cartões e não apresenta dificuldade na leitura em situações variadas, como no caso da digital.
Integração: O cadastro do reconhecimento facial pode ser utilizado e aproveitado para múltiplos equipamentos e diferentes soluções, como o controle de ponto. Desta forma, a gestão do método de autenticação fica mais simples e o usuário final percebe os benefícios.
Agilidade: O tempo de autenticação em um bom terminal e reconhecimento fácil é extremamente curto, até menor que segundos.
Touchless: O uso da identificação facial permite que todos os acessos na empresa sejam realizados sem contato, uma questão que foi muito importante durante a pandemia do Covid-19 e segue com relevância.
Percepção de inovação e tecnologia: Uma empresa inovadora demostra isso nos mais diversos momentos, utilizar uma solução altamente tecnológica e com apelo estético melhora sua imagem.
Para ter um controle de acesso facial efetivo e automatizado é importante tomar alguns cuidados:
Compatibilidade com equipamentos e sistema: Garantir que haja integração entre o leitor facial, equipamento de acesso e software de gestão.
Aproveitamento de cadastros: Para facilitar a implantação do controle de acesso facial é importante manter o mesmo padrão de reconhecimento em todos os equipamentos e também no controle de ponto.
Qualidade da imagem: A qualidade de leitura da imagem é de extrema importância, garantir que o equipamento vai performar com qualidade nas condições de iluminação e fluxo de pessoas necessários.
Requisitos de segurança: O maior benefício do acesso facial é a segurança, por isso é importante garantir que o terminal utilizado tenha proteção contra tentativas de fraudes por imagem e vídeo.
Quer um controle de acesso facial seguro e efetivo? Fale com a equipe do Grupo Insoft4!
Em nossas soluções utilizamos os melhores equipamentos de reconhecimento facial do mercado, ideais para controle de ponto e acesso.