A terceirização de serviços já é uma prática comum nas organizações e amplamente prevista na legislação, mas você já conhece as etapas da terceirização de serviços? Confira nesse artigo tudo o que uma empresa deve considerar antes de contratar prestadores de serviço.
Os impactos da terceirização de serviços:
Antes de elencarmos as etapas da terceirização de serviços, devemos ter em mente como isso impacta a empresa como um todo. A terceirização pode melhorar setores, mas para iniciarmos esse processo é necessário entender no que isso implica, para assim definir etapas e seguir com a contratação.
Os impactos da terceirização de serviços, em um cenário ideal, são positivos para os processos internos, cultura da empresa e segurança jurídica, mas para isso devem ser seguidas algumas etapas.
Etapas da terceirização de serviços:
Seguir certas etapas antes de contratar terceiros faz toda a diferença nos impactos do serviço. O principal que a empresa deve considerar é qual o serviço prestado e contratar prestadores especializados nisso que cumprem com suas obrigações legais e compliance.
Confira como:
Elencar e determinar o serviço: O primeiro passo para terceirização de serviços é delimitar bem a atuação dos terceiros. Isso envolve, além de saber qual o serviço será terceirizado, entender suas implicações no geral, os requisitos técnicos para a função, NRs necessárias, dados que precisam ser compartilhados, documentação relacionada, etc.
Tudo isso serve para prever ações de apoio e segurança, para a empresa, funcionários internos, terceirizados e produto final.
Buscar empresas no mercado: Com a determinação do serviço já é possível buscar no mercado empresas que realizam serviços conforme especificado.
Descobrir sobre a adequação legal da empresa: Após encontrar uma empresa que realize os serviços conforme solicitado, a contratante precisa fazer um primeiro diagnóstica da adequação legal da contratada. Isso envolve solicitar alguns documentos comprovatórios e questionar sobre NRs e ASOs dos funcionários por exemplo.
Fechar um contrato: Definido a empresa terceira, é hora de fechar um contrato! Nessa etapa é indicado um apoio jurídico para prever cláusulas, entretanto, é uma boa prática definir questões como tratamento de dados, requisitos, preço, vigências além de o que acontece caso a contratante falhe em um requisito e compliance e segurança jurídica.
Com o contrato fechado, o trabalho de compliance de terceiros segue para evitar possíveis problemas fiscais, jurídicos e de imagem, além de auxiliara tirar o melhor resultado possível da terceirização de serviços.
Treinamentos:
Os treinamentos e integrações de terceiros servem para, além de adequar certas questões, manter a cultura corporativa nos processos da equipe terceirizada.
Monitoramento ativo da documentação:
O monitoramento ativo de documentação é o único método para avaliar de forma continua a adequação legal dos terceiros.
Uma solução para a compliance de terceiros:
Quer ter a segurança jurídica de forma contínua e ferramentas de adequação legal, conheça o GT Soft!
Nossa solução permite o monitoramento ativo dos terceiros, fale com nossa equipe!