Cada vez mais empresas estão se adaptando ao modelo de trabalho remoto e híbrido, ou seja, com seus funcionários descentralizados fora do escritório. Isso deixa a direção em um empasse, entre manter um controle desses colaboradores, mas fazer isso sem ferir a privacidade desses empregados.
Esse assunto ficou em alta após uma série de funcionários prestarem declarações sobre a forma que eram vigiados durante o home office, as vezes, sem a autorização e o conhecimento desses colaboradores. Já existem diversas soluções que permitam esse controle, desde questões ligadas a jornada de trabalho e produtividade, até o monitoramento por câmeras e microfones.
Entretanto, como fica esse monitoramento em relação a legislação trabalhista brasileira, e também, a preocupação com o bem-estar e conforto dos colaboradores.
Em resumo, pela lei brasileira, as empresas podem utilizar ferramentas para monitoramento dos funcionários em home office. Desde que isso seja informado em contrato e não haja a vigilância por áudio ou vídeo, o que fere o princípio da inviolabilidade definido na constituição.
Uma solução que permite o controle dos funcionários em home office, além de adequar a relação de trabalho conforme a CLT e os princípios de compliance trabalhista, é o Controle de Ponto Mobile. Uma solução para realizar a gestão da jornada de trabalho dos funcionários, garantindo a confirmação do tempo em que eles estavam a dispor da empresa.
O controle dos funcionários em home office pela gestão da jornada de trabalho não é apenas um simples registro de ponto, mas sim diversos dados da marcação que auxiliam a empresa, como:
Identificação Facial: O registro de ponto com identificação facial permite que a empresa tenha certeza de que é o funcionário quem está fazendo as marcações, isso evita possíveis fraudes.
Geolocalização: A coleta da geolocalização na marcação de ponto serve para garantir que o funcionário está trabalhando no local que deveria estar. A empresa pode configurar cercas de marcação e avisos caso o colaborador esteja fora, lembrando que não é permitido o bloqueio do ponto com base no local e nem a coleta da geolocalização de for intermitente.
Além dessas duas funções que garantem o controle dos funcionários em home office, os aplicativos de ponto eletrônico possuem diversas funcionalidades com vantagens para os funcionários, tais como:
Justificativas:
Realizar as justificativas de ponto de forma autônoma e remota garante mais segurança para o funcionário, que consegue fornecer as informações sobre suas inconsistências e ter acesso a feedbacks.
Consulta de espelho ponto:
A consulta do espelho de ponto também garante mais transparência na relação entre empresa e empregado, já que o mesmo poderá consultar todas as suas informações de ponto, além de saldo de banco de hora sou horas extras.
Assinatura do espelho ponto:
Muitas empresas fazem a coleta manual das assinaturas de espelho de ponto, o que pode ser um isco já que no caso dos funcionários em home office existe um acúmulo de documentos sem assinatura. Com a assinatura pelo aplicativo não há esses riscos e o funcionário tem todo acesso ao espelho de ponto e os dados que geraram sua folha de pagamento.
As soluções para controle de ponto no home office não são a única forma de garantir e incentivar a produtividade dos empregados, integrações e comunicação são uma forma de continuar motivando os funcionários em home office.
Por isso, ações de endomarketing podem ser utilizadas como forma de criar a cultura do home office na empresa com as regras contratuais, de legislação e políticas. Manter o relacionamento de contratante e contratados também é relevante, mesmo a distância, para isso reuniões one-to-one entre gestores e equipes são uma ótima solução.
Quer uma solução para controle dos funcionários em home office? Conheça o Ponto Soft e o Ponto Soft Mobile, soluções de gestão de frequência para empresas com funcionários presenciais e remotos.