Existem diversas formas para realizar o registro de ponto, o REP-A é uma delas. Mudanças recentes na legislação e novas soluções para marcação de ponto ainda trazem dúvidas na hora de escolher um ponto eletrônico, nesse artigo falaremos sobre REP-A e suas diferenças para o REP-P.
Para manter a confiabilidade e conformidade trabalhista no controle de ponto é necessário que a empresa utilize uma forma de registro de ponto em conformidade com a legislação, com as especificidades de cada modelo. Existem diversas opções para seu controle de ponto, nesse artigo conheça uma delas!
O que é um REP e quais os tipos?
A CLT obriga que empresas com mais de 20 funcionários tenham um meio de anotação de frequência, a melhor opção é o ponto eletrônico, que conta com o REP. REP é a sigla para Registrador Eletrônico de Ponto, ou seja, o meio pelo qual o ponto dos funcionários é coletado.
Existem 3 tipos de REP:
REP-C – Registradores convencionais, os relógios;
REP-P – Programas para registro;
REP-A – Formas alternativas de registro
O que é o REP-A?
O REP-A é o Registrador Eletrônico de Ponto Alternativa, podem ser equipamentos diferenciados, aplicativos ou programas de computador para coletar as marcações. O REP-A não possui tantas regras como outros tipos de ponto eletrônico, por isso podem ser mais personalizados.
A principal característica do REP-A é sua versatilidade, ele pode ser de múltiplas formas, basta a empresa ter autorização por acordo ou convenção coletiva para utilizá-lo. Além disso, existem regras básicas para qualquer REP:
O REP-A também possui obrigação de emitir, pelo sistema de tratamento, o Arquivo Eletrônico de Jornada, com os dados de todas as marcações.
Como saber se um sistema está em conformidade com o REP-A?
É importante saber em qual tipo de REP a solução utilizada em sua empresa ou a que está avaliando se encaixa, principalmente no caso do REP-A que demanda autorização pelo sindicato laboral. Para certificar o tipo de solução utilizada, sua empresa pode exigir o testado Técnico e Termo de Responsabilidade, documento legal que conta com a informação de tipo de REP.
Qual a diferença do REP-A e REP-P?
O REP-A e REP-P podem parecer similares na prática, porém possuem diversas diferenças. O nível de exigência e regramento do registro por programa é maior, como a emissão de comprovante de ponto com assinatura digital ICP Brasil e o Registro no INPI como programa de computador.
Por esses motivos, o REP-P é mais seguro que o REP-A, pois possui maior previsão legal. O REP-P também pode ter flexibilidade e soluções inovadoras, como aplicativos e reconhecimento facial.
Quer saber mais sobre o REP-A e conhecer uma solução ideal para sua empresa? Fale com a Insoft4.