O Ponto Digital Facial é a tecnologia ideal para modernizar o controle de frequência e reduzir erros de marcação de ponto. Essa é a melhor forma para automatizar o trabalho do RH, facilitando o dia a dia de trabalho.
Soluções de ponto facial são as melhores opções para sair dos modelos tradicionais, pois unem os novos requisitos legais, com maior prevenção de fraudes e mais agilidade. Essas soluções permitem substituir os relógios convencionais, cartográficos e os cadernos de ponto.
O Ponto Digital Facial utiliza do reconhecimento da face para registrar a frequência dos funcionários, integrando de forma automatizada com um sistema completo para gestão. Essa tecnologia permite agilidade e segurança com um processo facilitado de ponto eletrônico:
Registro de ponto: Os registros de ponto são feitos pela simples aproximação do funcionário ao terminal de reconhecimento facial, que reconhece o usuário e confirma seu ponto, tudo isso pode ocorrer em menos de 1 segundo. O comprovante de registro pode ser consultado pelo aplicativo ou no computador.
Dados para o RH: Todas as marcações são enviadas em tempo real para um sistema, no qual o RH pode consultar atrasos, horas extras, faltas de marcação e saldo de horas. Durante o mês é possível acompanhar as marcações e ajustar o ponto para o fechamento, com inclusão de atestados, justificativas e compensações.
Fechamento de ponto: Pelo sistema é possível fechar o ponto dos colaboradores em um clique, emitir os espelhos e os dados vão de forma automática para o software de folha de pagamento. O colaborador ainda pode consultar e assinar o espelho pelo aplicativo.
Esses são os passos simplificados do ponto digital facial, ainda é possível descentralizar avaliações para os gestores, coletar marcações por aplicativo e inclusão de justificativas pelo próprio funcionário.
O reconhecimento facial reduz os erros nos registros, pela sua facilidade e segurança.
Elimina fraudes: Com o ponto digital facial é possível eliminar fraudes do tipo buddy punching, quando um funcionário registra por outro.
Reduz as faltas de marcação: A marcação por reconhecimento facial é simples para o funcionário, o que evita esquecimentos, além disso, como é ágil evita filas nas horas de mais movimento. Também é possível eliminar as faltas de marcação por esquecimento de crachá.
Além da redução de erros, existem diversos outros motivos para mudar para o ponto digital facial, conheça:
Tecnologia: A tecnologia é uma grande aliada do RH para desburocratizar processos, eliminar trabalho manual e ter confiabilidade nos dados. Tudo isso é de extrema importância quando falamos de controle de ponto.
Automação: A automação do ponto permite o fácil acesso a informação e redução do tempo nos processos de cálculo. Todos os saldos, valores de horas extras, acréscimos e débitos são calculados de forma automática e enviados para folha de pagamento, o RH apenas precisa conferir marcações faltantes e analisar solicitações, atestados e comprovantes.
Comprovantes digitais: Com o Ponto Digital Facial é possível eliminar a impressão dos registros de ponto, que são substituídos por arquivos PDF com assinatura digital. Assim, reduz os gastos com bobinas e o funcionário pode armazenar de forma mais fácil.
Redução de custos: Os equipamentos de reconhecimento podem ser mais acessíveis que diversos modelos de relógio tradicionais, além de eliminar gastos com materiais de bobina e cartão ponto. Além disso, esses equipamentos podem ser locados e não demandam tantas manutenções.
Sim, o ponto com reconhecimento facial está e conformidade com a legislação, desde que cumpra os requisitos da portaria 671, tais como:
Para utilizar o Ponto Facial basta falar com a equipe do Grupo Insoft4 e conhecer o Ponto Soft REP-P com Reconhecimento Facial.