A terceirização de atividades-meio ou atividades-fim já é totalmente respaldada pela legislação trabalhista brasileira, entretanto, ainda pode gerar riscos. Uma gestão de terceiros eficiente pode evitar essas preocupações.
Justamente por isso, o Grupo Insoft4 fez esse artigo falando sobre quais riscos envolvem a terceirização e como se proteger.
O que causa riscos na terceirização?
Antes de pensarmos quais os riscos para as empresas que contratam serviços terceirizados, é importante analisarmos quais as causas disso. A falta de adequação jurídica é o principal motivo para preocupação, isso engloba a falta de pagamento dos encargos trabalhistas, contratação de funcionários inaptos para as funções determinadas, etc.
Quais os riscos da terceirização?
A falta de adequação jurídica da empresa terceira pode causar os seguintes riscos para a contratante:
Envolvimento em processos jurídicos - Quando uma empresa não está com suas obrigações perante a lei em dia, é questão de tempo surgirem reclamatórias trabalhistas vindas dos colaboradores. Nesse caso, a empresa contratante, no qual esse trabalhador está alocado, pode ser citada e envolvida nesse processo. Mesmo que não haja culpa, já existe um gasto de tempo e até dinheiro.
Responsabilidade subsidiária - Ainda relacionado ao item acima, caso a empresa terceira perca o processo e precise pagar os encargos trabalhistas devidos, mas não tenha como fazer isso, a empresa contratante pode precisar arcar com essa indenização. Isso é chamado de responsabilidade subsidiária, quando a empresa tomadora de serviços tem responsabilidade pelo pagamento de direitos trabalhistas não pagos pela prestadora.
Danos à imagem – Sofrendo pela responsabilidade subsidiária ou não, o envolvimento em processos por si só já fere com a imagem da empresa contratante. A visão é de que nada adianta manter políticas internas de segurança e bem-estar no trabalho, mas não aplicar aos seus prestadores de serviço.
Acidentes de trabalho – A contratação de funcionários inaptos para realizar funções que envolvem riscos, como trabalho em altura e instalações elétricas, pode gerar acidentes de trabalho graves.
Como evitar os riscos da terceirização?
Uma gestão de terceiros efetiva, que envolve a validação de documentação, evita todos os riscos acima. É possível manter todos os cadastros de empresas e funcionários terceiros, com a documentação comprovatória por tipo de função.
Para facilitar isso, conheça o GT Soft!
Entre em contato com nossa equipe!