O Reconhecimento Facial é a mais nova forma para modernizar a gestão de empresas, principalmente em relação ao ponto eletrônico e controle de acesso. Nesse artigo, vamos explicar mais sobre o uso dessa tecnologia e suas vantagens!
A identificação facial funciona de forma simples e ágil, resumidamente, são 3 etapas:
Entre esses passos existem diversas camadas de tecnologia, para evitar aceites indevidos, reconhecer apenas rostos e não fotos, bom uso em baixa iluminação e agilidade.
Antes de falarmos sobre o uso da identificação facial precisamos relembrar as questões legais. O REP-P é a forma legal para registro de ponto, prevista na Portaria 671/2021 do MTP, que utiliza da tecnologia, aplicativos e programas de computador.
Em termos de requisitos legais, uma solução em conformidade com o REP-P deve:
Em resumo, o REP-P permite o uso de diferentes métodos e dispositivos para controle de ponto, a identificação facial é um exemplo. Esse uso não depende de autorização por meio de sindicato, já que a regulamentação do REP-P garante o mesmo nível de segurança nesses dispositivos do que nos relógios convencionais.
O reconhecimento facial garante uma série de vantagens para o registro de ponto, tanto para o funcionário, como para a empresa e setor de RH:
Já falamos nas vantagens da gestão de frequência com identificação facial, agora vamos conferir como o controle de acesso se encaixa nesse ecossistema. O controle de acesso é uma ferramenta para a segurança do espaço físico, mas, integrado ao controle de ponto, pode virar uma forma de atestar a conformidade legal da empresa.
Com o ponto e acesso integrados a empresa ganha vantagens como:
Redução de gastos com horas extras: É possível aplicar um processo de previsão de horas extras, permitindo apenas o acesso em horário excedente quando autorizado por gestor.
Evitar interjornada: A legislação é bem específica em relação a interjornada, que precisa ser de pelo menos 11 horas, pelo controle de acesso integrado ao ponto é possível atestar que nenhum funcionário acesse nesse tempo.
Validação da presença: Com o ponto e acesso integrados é possível distinguir os atrasos e faltas dos esquecimentos de marcação.
Reaproveitamento de cadastros: Ao utilizar ponto e acesso integrados, não existe a preocupação com recadastros, já que tudo é atualizado e aproveitado entre os sistemas, desde a folha de pagamento até a liberação das catracas, inclusive a identificação facial.
Conheça todas essas vantagens, fale com o Grupo Insoft4!