Um controle de ponto integrado pode agregar novas funcionalidades e facilitar a gestão de frequência dos colaboradores. Nesse artigo, vamos mostrar como funcionam essas integrações e quais vantagens sua empresa pode obter.
O controle de ponto dos colaboradores, além de uma obrigação legal, é um processo de extrema importância para a segurança jurídica e organização de uma empresa. Mais do que isso, esse controle pode fornecer informações valiosas para a gestão estratégica das empresas. O controle de ponto integrado vai agregar novas funcionalidades e melhorar o processo com ferramentas mais específicas e personalizadas.
Por que utilizar um sistema de ponto integrado?
Empresas de grande porte possuem dores e dificuldades na gestão de frequência de seus funcionários. Usuários ainda relatam dificuldades ao flexibilizar a gestão, considerando todas as especificidades da legislação brasileira.
Questões que envolvem a integração com equipamentos de registro de ponto convencionais e inclusão de novas regras na mesma agilidade que as mudanças legais, são alguns dos itens que podem ser solucionados por um controle de ponto integrado. Além disso, o alto número de funcionários incide em maior trabalho manual e retrabalhos, o que também pode ser evitado pela gestão integrada de ponto.
Um controle de ponto integrado pode elevar o nível de conformidade legal de sua empresa, não só a adequação, mas a prevenção e proteção em caso de passivos trabalhistas. Em 2022, ao todo, os processos trabalhistas que envolvem a gestão de horas somam quase 1,5 M, incrementar a gestão de frequência pode ajudar para evitar que a empresa entre nessas estatísticas.
(Vídeo Ponto Soft Facial)
Como funciona a integração
De forma resumida, a integração entre o sistema de controle de ponto e o de folha de pagamento é uma troca de informações automatizada. Essa troca ocorre de forma simples e fluida, na prática, podemos resumir que:
Esse processo ocorre em tempo real e sem perda de dados. Um dado que vem da folha, por exemplo, a inclusão de um novo funcionário, já é integrado pelo sistema de ponto que inclui a biometria facial do funcionário no relógio de ponto convencional. Nesse exemplo, a ação em um software dispara processos 100% automatizados em outro sistema, extinguindo um trabalho manual.
Qual a melhor solução de controle de ponto integrado?
Uma solução especialista em controle de ponto digital, com flexibilidade e equipe para apoio 360º é a melhor opção para um controle de ponto integrado.
O Ponto Soft, desenvolvido pelo Grupo Insoft4, possui excelência no controle de ponto integrado. A equipe possui experiência de mais de 15 anos nessa integração e a solução permite a gestão ágil, flexível, segura e estratégica da frequência de funcionários.
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O sistema se integra a folha de pagamento por meio de ferramentas próprias e APIs construídas pela equipe. Isso permite a comunicação e troca de informações cadastrais, de horários, históricos e totalizadores. Todo o processamento, análise e transformações necessárias são feitas pelo Ponto Soft, o usuário final não possui nenhuma preocupação com o funcionamento da integração.
Conheça as funções do Ponto Soft que vão incrementar o controle de ponto integrado
O Ponto Soft possui diversas funcionalidades para incrementar o controle de ponto integrado, conheça 5 delas:
No Ponto Soft, toda integração ocorre em tempo real, ou seja, a marcação realizada pelos funcionários (seja nos relógios convencionais, aplicativos, etc) vai aparecer no sistema em poucos segundos. Mais do que isso, o tratamento das marcações e cálculos automatizados também ocorrem em tempo real, o sistema identifica e calcula horas extras, atrasos e horários noturnos, já possibilitando a manutenção ou inclusão de justificativas logo após a atualização dos registros. Na prática, isso torna o controle de ponto online de fato, pois toda informação é sincronizada em tempo real, sem delays do sistema.
Essa funcionalidade permite redução de custos e segurança jurídica para a empresa, toda hora extra deve ser prevista e liberada pelo gestor, processo que é feito unindo a descentralização do ponto com a integração ao controle de acesso. O controle de acesso físico dos funcionários é um grande diferencial e a única maneira legal de bloquear o registro de ponto do funcionário em horários não autorizados.
O Ponto Soft permite a inclusão retroativa de feriados, atestados e trocas de horários, com recálculo automático, até quando o período de ponto já foi fechado e a folha lançada. Quando a folha já foi fechada, o sistema gera apuração das diferenças automaticamente para lançamento no próximo período de folha.
Com o Ponto Soft é possível utilizar múltiplas formas de registro de ponto, seja em equipamentos convencionais, terminais de reconhecimento facial, aplicativos e acesso web. Tudo isso com integração automática e em tempo real.
Utilizando o aplicativo do Ponto Soft é possível ter segurança e confiabilidade nos registros mobile. Isso pois a solução já está em conformidade com o REP-P, instituído pela Portaria MTP 671/2021, disponibilizando os comprovantes de registro assinados no padrão ICP Brasil. Ao utilizar o Ponto Soft Mobile REP-P, a empresa não tem a necessidade de negociar com sindicatos o uso de aplicativos de ponto, além de não se colocar no risco de possíveis questionamentos legais ou invalidação de registros no futuro.
A integração com o controle de acesso permite restringir a entrada de funcionários que estão em afastamentos por suspensão, férias e licenças. Tudo isso em tempo real, o bloqueio do acesso é feito a partir da data e hora da vigência lançada. Assim, a empresa testa o cumprimento das medidas legais de cada tipo de afastamento.
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Vantagens do controle de ponto com o Ponto Soft
Ao realizar o controle de ponto com o Ponto Soft sua empresa ganha:
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