O controle de ponto em grandes empresas demanda cuidados específicos. Pela quantidade de funcionários, horários de trabalho e complexidade das funções, essas empresas precisam de um nível diferenciado de gestão de frequência.
Nesse artigo vamos falar mais sobre o controle de ponto em grandes empresas, suas demandas específicas e uma dica de solução!
O que é o controle de ponto?
Controle de ponto é o processo que vai desde a coleta das marcações de entrada e saída até o espelho de ponto e envio dos dados para a folha de pagamento. O que pode parecer simples na teoria, na prática pode ser bem complicado, principalmente se tratando de empresas de grande porte.
Sempre que falamos de controle de ponto, é importante lembrar que os seguintes assuntos estão relacionados e influenciam no cálculo:
Além desses diversos assuntos que influenciam o controle de ponto, devemos lembrar que isso pode ser definido por políticas da empresa, acordos, convenção coletiva, legislação local e a legislação trabalhista brasileira. Tudo isso deixa o controle de ponto cada vez mais complexo, quanto maior a empresa, mais essas questões influenciam.
Por que o controle de ponto em grandes empresas é diferente?
Como vimos acima, o controle de ponto por si só é um assunto complexo, mas ele ganha outra dimensão em empresas de grande porte, alguns motivos são:
Amplitude de horários de trabalho
Para dar conta de toda demanda de trabalho, empresas de grande porte geralmente possuem diversos horários de trabalho, as vezes até funcionam por 24h os 7 dias da semana. Para se manter assim, são criados diferentes horários de trabalho, que mantém sempre pelo menos uma equipe na produção.
Isso influencia o cálculo de ponto, que ocorre de forma diferenciada para cada horário e deve considerar todas as regras que o envolvem.
Reclamatórias e processos trabalhistas
Infelizmente, em empresas maiores é mais comum vermos reclamatórias trabalhistas, mas um processo ajustado de controle de ponto pode ajudar a evitar isso. Questões como cálculos precisos, controle exato do banco de horas e horas, maior transparência dos dados de ponto com o funcionário, além de integrar com controle de acesso e permitir bloqueios de interjornada, podem ajudar nisso.
Empréstimo e trocas de funcionários
A demanda de serviço entre os setores nem sempre é distribuída de forma igualitária, para evitar que algumas equipes acumulem horas extras e banco, enquanto outras possuem tempo “sobrando”, é necessária uma gestão de ponto estratégica, com possibilidade de trocas e empréstimos de funcionários entre equipes.
Soluções de controle de ponto para grandes empresas
As questões citadas acima são apenas alguns dos pontos de atenção para o controle de ponto em grandes empresas, para saber mais, Conheça o Ponto Soft Enterprise!