área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Tendências para o setor de Recursos Humanos em 2024

14/11/23

Chegamos ao fim de mais um ano e já é hora de apontar as tendências para o setor de recursos humanos em 2024. Esse levantamento é feito pelos especialistas do Grupo Insoft4, que trabalham com o setor de RH há mais de 20 anos, confira 4 tendências para o RH em 2024:

Flexibilidade do local de trabalho

O ano de 2023 foi marcado pelo embate entre home office e presencial, com muitos argumentos elencados pelos defensores de ambas as partes. Para 2024, o modelo híbrido vai estar cada vez mais presente nas empresas. Esse modelo permite flexibilizar determinados dias da semana, ou ter uma agenda de dias presenciais e remotos.

A tecnologia para organização e gestão do home office: Desde 2020, quando o trabalho remoto virou um assunto muito mais presente, o RH segue com questões referentes a organização e controle de frequência. O estipulado por lei é que o funcionário em teletrabalho pode estar em regime de jornada de trabalho, na qual deve ocorrer o controle de ponto.

Entretanto, a legislação ainda não é clara em relação ao home office flexível, o que especialistas indicam como o mais em conformidade com a legislação é seguir o controle de jornada. Para isso, o indicado são formas móveis de controle de ponto, como o registro web e principalmente o ponto mobile.

Identificação facial

A tecnologia de reconhecimento facial evoluiu muito nos últimos anos e chegou em um nível de maturidade ideal para a gestão de pessoas. Utilizar da identificação facial para o controle de ponto e acesso, de forma integrada, pode garantir diversas vantagens, como mais segurança, agilidade e assertividade nos processos.

O REP-P com identificação facial: O REP-P é a nova forma de controle de jornada estipulado pela Portaria 671/2021, com possibilidade de comprovantes em PDF e obrigatoriedade da assinatura digital padrão ICP-Brasil e registro no INPI. Uma solução moderna, confiável e segura.

A identificação facial no REP-P garante ainda mais vantagens, principalmente em relação a assertividade e evitar fraudes. Mas, além disso, também a redução do impacto ambiental do RH, por eliminar o uso de papel no processo.

Controle de ponto e acesso integrados com identificação facial: A integração de ponto e acesso já permitia a vantagens como a redução de gastos com horas extras, eliminar o trabalho em interjornada e reduzir as chances de reclamatórias trabalhistas, mas agora isso foi além. É possível criar todo um parque de equipamentos, para ponto e acesso, utilizando a identificação facial e aproveitando os cadastros. Isso reduz trabalho manual e facilita os processos do usuário.

Compliance  

A compliance e os princípios de ESG possuem uma relevância cada vez maior no dia a dia das empresas, muitas dessas ações podem iniciar no RH. Além disso, a cultura da empresa depende de exemplos e iniciativas do RH.

Ações como instauração de auditorias, proteção contra fraudes, rastreabilidade de ações e dispositivos para atestar o cumprimento da lei permitem a governança nos processos de RH. Tudo isso pode ser simplificado por meio da tecnologia.

A escolha de softwares com auditoria: Infelizmente, sabemos que ações mal-intencionadas ocorrem, ou mesmo erros com consequências graves, nesses casos é responsabilidade da empresa encontrar reesposáveis para medidas cabíveis. Para isso, a possibilidade de auditoria nos sistemas é uma necessidade, inclusive no RH.

Além disso, outros requisitos que devem ser observados como:

  • Ferramentas de segurança da informação;
  • Confiabilidade e disponibilidade do cloud;
  • Controle de usuários e permissões;
  • Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados.

Automação

Já estamos passando pela revolução digital no RH, com digitalização de processos, entretanto, está na hora de utilizar da tecnologia para a real automação e evitar trabalho manual.  Novas demandas já fazem parte do escopo do setor de recursos humanos, o que demanda mais tempo, reduzir os processos manuais é o que permite novas ações para modernizar e focar em questões organizacionais.

Confira uma lista de processos do RH que podem ser 100% automatizados:

  • Importação dos registros de ponto para o sistema de tratamento;
  • Restrição do acesso de pessoas em áreas insalubres e perigosas;
  • Recadastro dos funcionários no ponto e acesso.

Dica extra: Negócios sustentáveis  

O crescimento de empresas deve ser sustentável, em todos os setores e processos, inclusive no RH. A segurança jurídica e processos funcionais são bases para a sustentabilidade no setor de gestão de pessoas, tudo isso gera estabilidade e confiança na empresa.

A tecnologia é uma grande aliada para a segurança jurídica e sustentabilidade de negócios, como vimos acima, existem várias formas de deixar processos mais confiáveis utilizando softwares. Automatizar é uma forma de evitar erros, eliminar fraudes, ter informações precisas e segurança jurídica.

O Grupo Insoft4 tem esse pensamento desde o início, fornecemos soluções para negócios duradouros. Por isso, nossos sistemas para Ponto Eletrônico, Controle de Acesso e Gestão de Terceiros fornecem a confiabilidade e estabilidade essenciais para os processos de gestão de pessoas.

Saiba mais!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft