área restrita   | central do cliente   |
whatsapp
Blog da Insoft4

Tipos de controle de acesso: quais são os principais e como escolher

19/8/24

O tipo de controle de acesso utilizado em sua empresa pode definir a efetividade do sistema. O mercado possui diversos tipos de controle de acesso, nesse artigo vamos apresentar quais esses tipos e dicas para escolher o ideal para sua empresa.

O que é um controle de acesso?

O controle de acesso é um sistema para identificar e limitar a entrada e saída de pessoas, veículos, objetos e cargas. Independentemente do tipo de controle de acesso, todos exercem a função de garantir maior segurança e organizações nos espaços.  

Todo controle de acesso é formado por regras e aplicações, alguns exemplos de regras são:

  • Apenas funcionários podem acessar as dependências da empresa;
  • Para acessar áreas de equipamentos o funcionário deve ter treinamento de segurança;
  • Visitantes só podem circular acompanhados de funcionário responsável.

A aplicação das regras é feita na prática, garantindo sua efetividade e controle, utilizando de portarias, cadastros e equipamentos.  

Alguns exemplos de aplicação são:

  • A portaria identifica um candidato à vaga de emprego e solicita que alguém do RH o acompanhe;
  • O funcionário se identifica em uma catraca para ter livre acesso a empresa;
  • O funcionário sem treinamento de segurança não consegue acessar área de maquinários.

Tipos de controle de acesso:

A aplicação das regras é o que diferencia o tipo de controle de acesso, que varia em escala de manual para automatizado. Confira os tipos de controle de acesso:

Controle de acesso manual:  O controle de acesso manual depende principalmente da ação humana, para liberar entradas, realizar cadastros e possíveis bloqueios. Nesses casos, a empresa geralmente conta com uma equipe de segurança e portaria.

Alguns exemplos de controle de acesso manual:

  • A entrada apenas de funcionários é controlada por uniformes;
  • O porteiro anota em caderno ou planilha a entrada de visitantes e seus dados;
  • Liberações de acesso específicas são definidas por uma lista escrita e pessoas se identificando por documento.

O controle de acesso manual apresenta vulnerabilidades, pois cria um ambiente propício a fraudes e invasões. Para ambientes menores e número de colaboradores reduzido pode ser uma prática que funcione, entretanto, deve-se ter cuidado.

Controle de acesso semieletrônico: O controle de acesso semieletrônico mistura ações manuais com equipamentos eletrônicos, não está 100% automatizado, mas já reduz o trabalho humano. Nesses casos, os equipamentos podem ser ativados de forma manual e cadastros não estão 100% integrados.

Alguns exemplos de controle de acesso semieletrônico:

  • Existe uma catraca para os funcionários acessarem a empresa, porém ela não está conectada em nenhum sistema e o cadastro é feito pessoa por pessoa;
  • Visitantes recebem um crachá temporário, mas sem identificação específica, é um cadastro geral;
  • Áreas limitadas são controladas por um dispositivo na porta e senha.

O controle de acesso semieletrônico possui mais segurança do que o manual, pois já conta com equipamentos que evitam fraudes. Entretanto, exige trabalho manual e recadastros da equipe de segurança.

Controle de acesso eletrônico: O controle de acesso eletrônico automatiza os cadastros, controles e liberações de pessoas, veículos, cargas e objetos. Nesse tipo de controle de acesso a empresa conta com equipamentos integrados e informações estratégicas, os cadastros são aproveitados e a equipe de segurança realiza acompanhamentos, com dados sempre em tempo real.

Alguns exemplos do controle de acesso eletrônico:

  • Existem catracas e cancelas para os funcionários acessarem as dependências da empresa, essas informações ficam disponíveis em tempo real e o cadastro é aproveitado em outros equipamentos da empresa;
  • A portaria possui os dados de visitantes e responsáveis agendados por dia e disponibiliza crachás temporários específicos para cada um;
  • O acesso em áreas específicas é feito por controladores de porta, que de forma automatizada sabem os usuários liberados.

O controle de acesso eletrônico é a forma mais segura para controle de acesso, pois permite diversas ferramentas para evitar fraudes. Esse tipo também incorpora o uso de portarias e equipes de segurança, mas de forma mais estratégica e agindo com assertividade.

Tipos de controle de acesso eletrônico:

Quando falamos de controle de acesso eletrônico temos uma ampla variedade de formas autenticação, que impactam diretamente a forma de utilizar os equipamentos.

Controle de acesso por cartão de proximidade: Cartões, muitas vezes o próprio crachá, que a partir de leitoras liberam o acesso de cada usuário. Possui muita praticidade, entretanto, possibilita que pessoas troquem cartões para ter acessos, além de possíveis perdas.

Controle de acesso por biometria da digital: A biometria é única para cada pessoa e é muito utilizada em controle de acessos, apesar de alto nível de segurança, é comum que ocorra falhas, por suor, produtos químicos, etc.

Controle de acesso por reconhecimento facial: O reconhecimento facial é a forma mais segura de controle de acesso, além de fácil para o usuário.  

Diferentes tipos de controle de acesso eletrônico podem ser utilizados ao mesmo tempo, como por exemplo usar reconhecimento facial para funcionários e cartão para visitantes.

Tipos de equipamentos de controle de acesso:

Existem também diversos tipos de equipamentos para controle de acesso:

Catracas: Muito comuns, ideais para espaços abertos e fechados, permitem controle de multidão e organizar entradas e saídas.  

Controladores de porta: Utilizados em salas e locais fechados que necessitam de controle de acesso, são instaladas na porta e liberam ou trancam o espaço.

Passagens: Passagens eletrônicas são comuns em aeroportos e espaços que necessitam de controle de acesso sem comprometer a estética.

Torniquetes: Ideais para espaços que necessitam de alto nível de segurança e controle, são totalmente fechados.

Cancelas: Utilizadas para controle de veículos, possuem múltiplos tamanhos.

Para saber melhor sobre o tipo de controle de acesso ideal para sua empresa, fale com o Grupo Insoft4!

Confira outros artigos

Ganhe tempo e aumente a segurança com o Ponto Soft. A economia e a facilidade que você precisa estão aqui!
Conheça o ponto soft