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Blog da Insoft4

Transparência nas empresas: garantindo confiança nas relações trabalhistas

5/10/23

A transparência nas empresas, principalmente nas relações trabalhistas, diz respeito a ética e acesso a informações. Tudo isso melhora o ambiente de trabalho, tornando-o um ambiente confiável e saudável. Nesse artigo vamos tratar sobre a transparência nas empresas e relações trabalhistas, os benefícios e como fazer.

O que significa transparência nas relações trabalhistas:

As relações trabalhistas envolvem tudo no contexto empresa e funcionário, informações de contratação, atribuições, objetivos coletivos e dados de pagamento. Já a transparência nas relações trabalhistas se refere a uma cultura de comunicação aberta, confiável e sem ruídos entre a empresa e seus funcionários.

Na gestão com transparência nas empresas, gestores e funcionários compartilham informações, para maior entendimento entre as partes e trocas de experiências, que podem fornecer dados e insights valiosos, além de maior confiança.

Confira algumas ações de transparência nas empresas:

  • Compartilhar resultados: Os resultados da empresa, sejam positivos ou negativos, não precisam ficar restritos a determinados grupos de funcionários. Essa ação permite que as vitórias e os desafios sejam divididos entre as equipes.
  • Informações claras e acessíveis: O acesso à informação é a ação que mais indica a transparência e pode ser feita de diversas formas. Seja pelo acesso facilitado a documentações como políticas e manuais de colaborador, até um entendimento completo dos processos da empresa.
  • Cultura de feedback: A cultura do feedback é cada vez mais comentada entre tendências de RH, de forma simples, é manter o funcionário alinhado sobre o desempenho dele, os pontos positivos e aquilo que pode ser melhorado.

Por que a transparência é importante nas relações trabalhistas:

A transparência nas empresas melhora o dia a dia organizacional e bem-estar dos funcionários, confira algumas dessas vantagens:

  • Confiança na relação trabalhista: O funcionário quando percebe a transparência na relação com a empresa possui maior confiança na gestão, pois se sente parte daquilo e percebe que está sendo considerado como uma parte do todo;
  • Integração dos funcionários: Os feedbacks, informações e compartilhamento permitem uma maior integração dos funcionários com a empresa, a confiança é um fator primordial para o engajamento dos colaboradores;
  • Evita ruídos e fofocas: Quando as informações não são passadas de forma transparente começam as suposições e conversas paralelas, o que pode gerar dor de cabeça para a gestão e a perda de confiança.
  • Redução de reclamatórias trabalhistas: Principalmente quando falamos de informações referentes aos direitos trabalhistas, convenções, horários e folha de pagamento, a transparência pode evitar desentendimentos.

Transparência no controle de ponto:

Principalmente quando falamos de evitar reclamatórias e permitir o fácil acesso à informação, o controle de ponto pode ser uma peça-chave na transparência das empresas. Além daquilo que já é obrigação trabalhista, compartilhar o espelho de ponto ao final do mês, é possível garantir um acesso mais amplo aos seus dados que vão incidir nos pagamentos.

Quer saber mais sobre essas ações? Fale com a equipe do Grupo Insoft4!

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