Estamos sempre falando sobre a assertividade e segurança nos registros de ponto, mas nesse artigo vamos falar sobre outro requisito de extrema importância: a velocidade das marcações de frequência.
O registro de ponto é quando funcionário sinaliza o início de sua jornada de trabalho, suas pausas e também o final, esse processo envolve a autenticação do funcionário, gravar o horário e armazenar essa informação, as vezes também a emissão de comprovante. O controle de ponto é uma obrigação legal para empresas com mais de 20 funcionários e existem diversas formas de estabelecer essa gestão, o ponto eletrônico é o método mais indicado. Existem regras gerais paras as soluções de coleta de marcação, que são:
Seguindo todas essas regras temos 3 tipos de controle de ponto eletrônico:
Nesses métodos o registro de ponto ocorre mediante a autenticação do funcionário, que pode ser por aplicativo, identificação facial, QR Code, Cartão e biometria da digital, cada forma possui sua particularidade.
A agilidade no registro de ponto diz respeito ao tempo total do registro, desde a autenticação do usuário até a emissão do comprovante. Dependendo do tamanho da empresa esse tempo pode não ser tão percebido, entretanto, em empresas maiores isso pode causar filas e transtornos para o RH.
Questões que podem afetar a velocidade do registro de ponto estão principalmente ligadas ao método de autenticação, como:
Na lei trabalhista não existe nada que fale sobre tempo para o registro, apenas que o horário deve ser marcado de forma exata. Entretanto, a lentidão na hora de efetuar os registros pode comprometer a segurança jurídica da empresa.
Isso porque essa lentidão pode gerar filas e atrasar a marcação de alguns funcionários, indicando atrasos que não são exatamente reais quando passam da tolerância estipulada. A recorrência desse problema pode causar reclamações e até contestar o método de registro.
Para evitar reclamações sobre o método de registro é importante ter uma forma segura, confiável e ágil, confira algumas dicas:
Boas tecnologias de identificação facial: A identificação facial é o método mais seguro para registro de ponto, com uma boa solução, como a da Insoft4, é possível realizar o registro em poucos segundos.
Múltiplas formas para diferentes funcionários: Diferentes funcionários dentro de uma mesma empresa podem utilizar formas diversificadas, como por exemplo, a identificação facial e aplicativos.
Manter mais de um local de marcação: O local de marcação e a quantidade de equipamentos também são cuidados necessários para evitar filas.
Para um registro de ponto ágil e seguro conheça as soluções do Grupo Insoft4:
Ponto Soft REP-P com identificação facial – Equipamentos Hikvision, líder no mercado de identificação facial (com reconhecimento em 0,2 segundos), para autenticação e registro de ponto com emissão de comprovante digital;
Ponto Soft Mobile – Aplicativo de marcação sem necessidade de conexão com a internet;
Quiosque de marcação - Uso nos computadores da empresa com possibilidade de estar apenas em rede interna.
Além disso, com o Ponto Soft sua empresa possui dados e apurações em tempo real, fale com nossa equipe!